Executar códigos em qualquer tipo de aplicação ou serviço de backend, sem provisionar ou gerenciar servidores, deixou de ser uma tarefa complexa e demorada.
Atualmente, as empresas podem optar por um serviço de computação sem servidor e orientada a eventos, que permite realizá-la de forma simples, rápida e pagar apenas pelo que usar.
A seguir, vamos mostrar como isso é possível e quais os benefícios as empresas podem usufruir desse tipo de serviço.
Uma solução tecnológica pode facilitar a execução de códigos em qualquer aplicação
Já imaginou ter um serviço em cloud e não precisar provisionar ou gerenciar servidores? Esta é a proposta do AWS Lambda, um serviço da Amazon AWS. Quando as funções do AWS Lambda são chamadas, os recursos de armazenamento e computação dessa função são ativados automaticamente como um serviço. O AWS Lambda é computação sem servidor, orientada a eventos que permite executar código para, praticamente, qualquer tipo de aplicação ou serviço de backend. Basta carregar o código e o Lambda cuida de tudo para executar e dimensionar com alta disponibilidade. É possível a configuração para acionamento automático de outros serviços da AWS ou chamá-lo diretamente de qualquer aplicativo da Web ou móvel.
O AWS Lambada pode ser acionado a partir de diversos serviços da AWS e um deles é o Amazon Simple Storage Service (Amazon S3) para processamento de dados em tempo real após um upload. Outra possibilidade é a conexão a um sistema de arquivos existente do Amazon EFS para permitir acesso compartilhado massivamente paralelo para processamento de arquivos em grande escala.
O AWS Lambda oferece uma maneira fácil de realizar atividades na nuvem. O AWS Lambda pode ser usado para criar back-ends móveis que recuperam e transformam dados do Amazon DynamoDB, manipuladores que compactam ou transformam objetos conforme eles são carregados no Amazon S3, auditoria e relatórios chamadas de API, feitas para qualquer Amazon Web Service e processamento sem servidor de dados de streaming usando o Amazon Kinesis.
Conheça os benefícios da AWS Lambda
Com o AWS Lambda, o gerenciamento de servidores é por conta da Amazon, o que permite que um desenvolvedor se concentre mais na escrita do código do aplicativo.
A AWS oferece suporte a código escrito em várias linguagens de programação. As linguagens do AWS Lambda incluem Node.js, Python, Java e C#. Os desenvolvedores também podem usar ferramentas de compilador de código, como Maven ou Gradle, e pacotes para criar funções em resposta a eventos específicos em outros serviços de nuvem da Amazon, como a criação de um objeto em um bucket do Amazon Simple Storage Service (S3). Cada função do Lambda é executada em um ambiente de computação isolado com seus próprios recursos e visualização do sistema de arquivos.
O AWS Lambda permite executar código sem provisionar ou gerenciar servidores. Você paga apenas pelo tempo de computação que consome – não há cobrança quando seu código não está em execução.
Como a execução do código é feita sem provisionar ou gerenciar servidores, o custo é calculado pelo tempo de computação, ou seja, não há cobranças quando o código não estiver em execução.
O Lambda na AWS pode ser considerado como um serviço totalmente gerenciado com possibilidade de uso no desenvolvimento e execução de operações baseadas em nuvem de forma rápida e econômica, sem a necessidade de comprar, manter e substituir o hardware.
Quer aproveitar a arquitetura sem servidor para reduzir os gastos em cloud? Entre em contato com a ForceOne e saiba como.