Servidores UCS suportam comunicação M2M e IoT da Getrak

Ficha técnica

Projeto: Cisco UCS

Segmento: IoT

Título: Servidores UCS suportam comunicação M2M e IoT da Getrak

A empresa tinha o desafio de expandir plataforma de internet das coisas (IoT), mas esbarrava na falha da comunicação entre o software e a infraestrutura de servidores

A Getrak – referência internacional em tecnologia e infraestrutura para IoT com foco em carros conectados e empresas de rastreamento – adquiriu servidores Cisco UCS para melhorar a comunicação entre seus três data centers.

O projeto, que teve a parceria da integradora ForceOne, foi iniciado em 2015 e demandou oito meses de trabalho, com foco em aumentar a velocidade de sincronismo entre os data centers da Getrak e a entrega de informações aos clientes.

O primeiro desafio era a sincronização dos dados captados pelos sensores com os três data centers da Getrak. Paulo Nascimento, diretor de operações da empresa, explica que, em muitos dos casos, era necessária uma intervenção manual feita por uma equipe especializada.

No modelo de negócios da Getrak, os dados são gerados por diversos tipos de dispositivos e sensores conectados de smart cities, casas conectadas e assets móveis, recebidos, processados e transmitidos para o cliente em tempo real.

Para resolver o problema de sincronismo com os data centers, a Getrak e a ForceOne elaboraram uma prova de conceito dedicada, inicialmente, a escolher uma nova plataforma de banco de dados. Após seleção do Cassandra – banco de dados mantido por desenvolvedores da fundação Apache e colaboradores de outras empresas –, as duas companhias se debruçaram, por seis meses, na busca por servidores com características e funcionalidades alinhadas com a oferta de software como serviço (SaaS – software as a service), base da oferta da Getrak.

“Os servidores Cisco UCS apresentaram maior aderência ao projeto, tanto em capacidade de processamento como em controle de rede”, diz Nascimento. Nove novas máquinas completaram o parque de 30 servidores, com a função de suportar o banco de dados, segundo o executivo. […]

Acesse o link para mais informações:

https://www.cisco.com/c/m/pt_br/cases/getrak-datacenter-redes.html