Carbel promove migração de toda a sua infraestrutura de TI para AWS

Ficha técnica

Projeto: Migração

Segmento: Cloud

Título: Carbel promove migração de toda a sua infraestrutura de TI para AWS

Click here to view the Carbel case page in English….

Carbel Auto Group é um dos maiores grupos de varejo automotivo do Brasil com 54 anos de atuação e mais de 10 marcas de concessionárias. Grupo Carbel está inserido na indústria automotiva e desempenha um papel significante na distribuição e comercialização de veículos no mercado brasileiro, principalmente em Minas Gerais.

Grupo Carbel enfrentava um grande desafio relacionado à sua infraestrutura de servidores on-premise hospedada no modelo de colocation em um prestador de serviço de data center. A situação era caracterizada por servidores legados fisicos com Microsoft SQL Server 2016 antigos, que apresentavam pouca capacidade computacional e pouco espaço para crescimento do volume de suas bases críticas. Além disso, o fim de suporte de seus appliances e licenças de softwares desatualizadas gerava preocupações em termos de obsolescência, conformidade e necessidade de um refresh de tecnologias do seu parque computacional. A necessidade de enfrentar estes desafios estava relacionada à busca de uma solução para proporcionar atualização de software, suporte adequado aos servidores e capacidade de responder de forma ágil às demandas de novos negócios.

A não abordagem desse desafio poderia acarretar em uma série de consequências adversas para o Grupo Carbel. O término do suporte dos servidores e software poderia resultar em vulnerabilidades de segurança, potencial queda de desempenho e indisponibilidade de aplicações críticas. Além disso, a ausência de agilidade na infraestrutura poderia impactar diretamente na necessidade empresarial da empresa, prejudicando a implantação de novos negócios.

Havia uma preocupação significativa com a base de dados do ambiente da Dealernet, que desempenha a função crucial de controlar todo a gestão de frota automotiva do estoque e fluxo de comércio. O Grupo Carbel reconheceu a importância crítica dessa base de dados e estava determinada a garantir que a migração para a nuvem AWS fosse transparente e sem interrupções. Com média de 2500 sessões concorrentes de usuários conectados simultaneamente ao ambiente, que se estende fora do horário comercial incluindo finais de semana, a estabilidade e a disponibilidade contínua da base de dados eram de extrema importância para a operação contínua e eficiente do Grupo Carbel. Assim, o processo de migração foi meticulosamente planejado e executado para minimizar qualquer impacto nas operações em andamento, assegurando uma transição tranquila e sem problemas para todos os usuários e sistemas envolvidos. Carbel já é uma consolidada marca no mercado de automóveis, e segrega seus sistemas críticos em 5 bases de dados que em conjunto ocupam 5 terabytes de armazenamento puramente em SSD para alta integração entre seus sistemas.

Grupo Carbel viu na AWS uma forma de superar esses desafios imediatamente e alcançar uma infraestrutura ágil e escalável, atendendo todas as demandas presentes e futuras. A Carbel já possuía uma aliança de longa data com a ForceOne, escolhida pela sua expertise em implementações AWS e migrações vindas do on-premise. Essa parceria serviu como pilar para promover um estudo de migração completo de sua arquitetura para a nuvem AWS. Após a decisão de prosseguir com a AWS, ficou evidente que a migração do MS SQL Server era a mais crítica e precisava ser realizada com o mínimo downtime possível. Esse pilar definiu a escolha do parceiro ForceOne e da Nuvem AWS, garantindo uma transição suave e sem interrupções para as operações do Grupo Carbel. O projeto foi iniciado em agosto de 2022 e teve sua finalização em 22 de fevereiro de 2023, com todas as aplicações e servidores migrados para a AWS.

O principal desafio da implementação foi relacionada a parte de conexão entre sites. Carbel, que foi projetada para uma VPC em Norte da Virgínia, precisava de múltiplas conexões VPN em todas as localidades de sua Matriz e lojas, totalizando mais 50 sites. Devido o elevado número de conexões privadas, optou-se por uma solução de FortiGate-VM na AWS implementada em plataforma EC2.

Uma parte crucial desta migração foi a atualização do Microsoft SQL Server legado de 2016 para uma versão mais moderna e segura, o Microsoft SQL Server 2019 em plataforma EC2, com total gestão da camada de Sistema Operacional por parte do cliente e usufruindo os melhores beneficios da Cloud com integrações multi serviços. Essa atualização foi projetada para atender a pilares críticos de agilidade, segurança e disponibilidade, garantindo que o Grupo Carbel pudesse gerenciar seus dados de maneira mais eficiente e com maior proteção contra ameaças. Em fase de pré migração, Carbel optou com auxilio da tecnologia S3 para o backup FULL da base de dados SQL mais recente em um processo manual de upload e download. Após trazer o backup das bases para o novo ambiente SQL em EC2, foi realizado um processo assincrono de manter as bases atualizadas até a parada das bases de dados da origem, momentos antes do GOLIVE, afim de que as bases entre onpremise e AWS estarem no mesmo ponto de atualização. A EC2 já estava monitorado por métricas customizadas, instaladas pela equipe de operação da ForceOne, que adicionaram capacidade de visualização sobre memória capacidade de todos os discos do servidor de SQL.

Carbel que possuía um ambiente dominado por workloads Microsoft que tiveram suas aplicações hosteadosno serviço de EC2, sempre que possível, em sistemas operacionais mais atualizados. Para o servidores legados, optamos por manter a mesma configuração da origem, através do serviços Application Migration Service, querealiza replicação de sistemas e conversão para EC2. O FileServer administrativo, que é acessado por todas aslocalidades, foi modernizado para o serviço do FSx para Windows File Server. Carbel possui o serviço do Simple Email Service para disparo de emails para algumas aplicações. Além disso, foi implementado o serviço do Route53 para gestão do tráfego DNS. Outras aplicações possuem acesso definido pelo Application Load Balancer para acesso externo ou interno. Todos os serviços são protegidos pelo AWS Backup, que realiza gravações de imagens e snapshots de servidores em um RTO/RPO extremamente satisfatórios. Além disso, as instâncias EC2 produtivas são replicadas para regiões secundárias em uma solução de recuperação de desastre no modelo Warm Site DR.

ForceOne implementou um novoserviço do StorageGateway em EC2, que consegue montar mapeamentos de arquivos para repositórios do S3. São mapeados diferentes repositórios para diversas finalidades, devido ao elevado custo benefício desta solução. Foram implementados serviços complementares para adequação de modernização em algumas aplicações. A principal usabilidade deste serviço é realizar mapeamento de buckets S3 para backups das bases de dados do servidor SQL de produção. A ideia é adicionar a capacidade do AWS Backup com um mínimo de RPO possível, utilizando logs gravados com intervalos baixissimos no S3.

A adoção da solução AWS para os desafios iniciais enfrentados pelo Grupo Carbel resultou em uma transformação significativa e em benefícios de negócios. Com a migração bem-sucedida para a AWS, a atualização de software e o suporte contínuo dos servidores foram efetivamente alcançados. Isso não apenas fortaleceu a estabilidade operacional da infraestrutura, mas também mitigou os riscos associados à falta de conformidade e obsolescência. Além disso, a agilidade proporcionada pela nova configuração na nuvem permitiu ao Grupo Carbel responder com rapidez e eficiência às demandas de novos negócios, fornecendo uma base sólida para a inovação contínua. A atualização do Microsoft SQL Server para a versão foi um aspecto crucial dessa transformação, garantindo uma base sólida para inovação contínua e permitindo ao Grupo enfrentar os desafios do mercado automotivo com confiança e eficácia.


Na imagem à esquerda, é possível observar o evento organizado pela ForceOne no espaço “Capitão Leitão”, onde ocorreu a apresentação do case do Grupo Carbel. Na sequência, da esquerda para a direita, encontram-se Tulio Henrique Café Carvalhais, COO da ForceOne; Bruno Moraes, supervisor de TI do Grupo Carbel; e Décio Cunha Tavares, Diretor TI do Grupo Carbel.