Saiba como executar um código em qualquer tipo de aplicação sem precisar gerenciar servidores (AWS Lamda)

Saiba como executar um código em qualquer tipo de aplicação sem precisar gerenciar servidores (AWS Lamda)
1 mês atrás

Executar códigos em qualquer tipo de aplicação ou serviço de backend, sem provisionar ou gerenciar servidores, deixou de ser uma tarefa complexa e demorada.

Atualmente, as empresas podem optar por um serviço de computação sem servidor e orientada a eventos, que permite realizá-la de forma simples, rápida e pagar apenas pelo que usar.

A seguir, vamos mostrar como isso é possível e quais os benefícios as empresas podem usufruir desse tipo de serviço.

Uma solução tecnológica pode facilitar a execução de códigos em qualquer aplicação

Já imaginou ter um serviço em cloud e não precisar provisionar ou gerenciar servidores? Esta é a proposta do AWS Lambda, um serviço da Amazon AWS.  Quando as funções do AWS Lambda são chamadas, os recursos de armazenamento e computação dessa função são ativados automaticamente como um serviço. O AWS Lambda é computação sem servidor, orientada a eventos que permite executar código para, praticamente, qualquer tipo de aplicação ou serviço de backend. Basta carregar o código e o Lambda cuida de tudo para executar e dimensionar com alta disponibilidade. É possível a configuração para acionamento automático de outros serviços da AWS ou chamá-lo diretamente de qualquer aplicativo da Web ou móvel.

O AWS Lambada pode ser acionado a partir de diversos serviços da AWS e um deles é o Amazon Simple Storage Service (Amazon S3) para processamento de dados em tempo real após um upload. Outra possibilidade é a conexão a um sistema de arquivos existente do Amazon EFS para permitir acesso compartilhado massivamente paralelo para processamento de arquivos em grande escala.

O AWS Lambda oferece uma maneira fácil de realizar atividades na nuvem. O  AWS Lambda pode ser usado para criar back-ends móveis que recuperam e transformam dados do Amazon DynamoDB, manipuladores que compactam ou transformam objetos conforme eles são carregados no Amazon S3, auditoria e relatórios chamadas de API, feitas para qualquer Amazon Web Service e processamento sem servidor de dados de streaming usando o Amazon Kinesis.

Conheça os benefícios da AWS Lambda

Com o AWS Lambda, o gerenciamento de servidores é por conta da Amazon, o que permite que um desenvolvedor se concentre mais na escrita do código do aplicativo.

A AWS oferece suporte a código escrito em várias linguagens de programação. As linguagens do AWS Lambda incluem Node.js, Python, Java e C#. Os desenvolvedores também podem usar ferramentas de compilador de código, como Maven ou Gradle, e pacotes para criar funções em resposta a eventos específicos em outros serviços de nuvem da Amazon, como a criação de um objeto em um bucket do Amazon Simple Storage Service (S3). Cada função do Lambda é executada em um ambiente de computação isolado com seus próprios recursos e visualização do sistema de arquivos.

O AWS Lambda permite executar código sem provisionar ou gerenciar servidores. Você paga apenas pelo tempo de computação que consome – não há cobrança quando seu código não está em execução.

Como a execução do código é feita sem provisionar ou gerenciar servidores, o custo é calculado pelo tempo de computação, ou seja, não há cobranças quando o código não estiver em execução.

O Lambda na AWS pode ser considerado como um serviço totalmente gerenciado com possibilidade de uso no desenvolvimento e execução de operações baseadas em nuvem de forma rápida e econômica, sem a necessidade de comprar, manter e substituir o hardware.

Quer aproveitar a arquitetura sem servidor para reduzir os gastos em cloud? Entre em contato com a ForceOne e saiba como.

Categorias

Assine nosso blog

e receba os melhores conteúdos sobre TI

Assine nossa newsletter

Fique tranquilo, NÃO enviamos spam nem usamos seus dados para qualquer outra finalidade!