Conheça os principais benefícios de serviços gerenciados para banco de dados

Conheça os principais benefícios de serviços gerenciados para banco de dados
1 mês atrás

No mundo corporativo sabemos que os bancos de dados são usados, geralmente, para tomada de decisões de negócios. Mas, para isso é necessário que sejam feitos a análise e o gerenciamento correto de todas as informações.

Essas tarefas podem resultar em um trabalho demorado, complexo e caro. Por isso, contar com serviços gerenciados pode ajudar a facilitar a gestão e extrair muitas vantagens do banco de dados.

Confira a seguir os principais benefícios dos serviços gerenciados para o gerenciamento de banco de dados.

Disponibilidade

O serviço gerenciado de banco de dados permite que os seus dados estejam sempre disponíveis e atualizados em tempo real, sem que você precise se preocupar com atualizações ou execuções.

A facilidade no acesso de seus dados também é um ponto a destacar, pois reduz o tempo de busca e de execução de arquivos. 

Segurança

Uma das principais questões ao optar por um serviço gerenciado sem dúvidas é a segurança. Mas, isso deixa de ser uma preocupação, já que o serviço é responsável pela segurança dos bancos de dados da sua empresa.

O serviço monitora erros ou falhas de segurança constantemente e entra em ação caso seja necessário barrar algum ataque cibernético.

Custos sob controle

Alguns serviços gerenciados são contratados com pagamento com base no consumo, ou seja, a empresa só paga pelas instâncias executadas, com a possibilidade de exclusão de máquinas quando não estiverem em uso. Desta forma, as empresas evitam gastos desnecessários e podem redirecionar seus investimentos.

Escalabilidade

Com um serviço gerenciado, todo o acesso aos dados pode ser resolvido em minutos. Essa facilidade permite que a escalabilidade do armazenamento se torne mais dinâmica e sem período de inatividade.

Amazon RDS: gerenciamento de banco de dados relacional na nuvem

Agora, que você já conhece os principais benefícios dos serviços gerenciados para banco de dados, vamos lhe apresentar o Amazon RDS, uma coleção de serviços gerenciados que facilita a configuração, operação e escalabilidade de bancos de dados na nuvem.

Com o serviço, é possível eliminar as tarefas administrativas de banco de dados ineficientes e onerosas sem a necessidade de provisionamento de infraestrutura ou manutenção de software. Ele permite implantar e escalar mecanismos de banco de dados relacionais da nuvem ou on-premises.

A gestão por parte de quem administra não requer aprendizados de ferramentas complexas. É possível gerenciar várias instâncias usando o console de gerenciamento. O RDS é compatível com mecanismos de banco de dados com os quais os usuários já devem estar familiarizados, como MySQL e Oracle. E os processos manuais de backup e recuperação podem ser automatizados.

Com a correção de software automática, o Amazon RDS garante a atualização sempre com versões mais recentes. Sendo assim, é possível o controle operacional sobre e quando são aplicados patches à instância de banco de dados.

O Amazon RDS provisiona orientação de melhores práticas por meio da análise da configuração e das métricas de uso das instâncias de banco de dados. As recomendações abrangem áreas como versões de mecanismo de banco de dados, armazenamento, tipos de instâncias e redes.

O Amazon RDS também oferece suporte a aplicações crescentes com alta disponibilidade, taxa de transferência e escalabilidade de armazenamento.  

Saiba como implantar o Amazon RDS na sua empresa e facilite o gerenciamento do seu banco de dados. Fale com um dos especialistas da ForceOne e aproveite os preços flexíveis com pagamento conforme o uso.

Categorias

Assine nosso blog

e receba os melhores conteúdos sobre TI

Assine nossa newsletter

Fique tranquilo, NÃO enviamos spam nem usamos seus dados para qualquer outra finalidade!