Entenda como a gestão de TI ajuda na redução de custos.
6 de abril de 2020
Resolveu iniciar a jornada para cloud? Veja por que contar com especialistas nesse processo
23 de abril de 2020

Compartilhamento de recursos em TI: uma estratégia de redução de custos certeira. Veja como fazer

Em tempos adversos, como estes em que estamos enfrentando a COVID19, fica ainda mais evidente que o compartilhamento de recursos de TI é mais do que uma alternativa de redução de custos: trata-se de uma estratégia de sobrevivência e crescimento. As produções colaborativas, espaços e recursos compartilhados e a lógica da co-criação já vinham ganhando abrangência no mercado e se mostrando promissoras e foram impulsionadas no cenário atual. 

Você sabe como implantar as medidas de compartilhamento de recursos de TI em sua empresa? Acompanhe este artigo, que vamos lhe mostrar. 

Entenda como aderir ao compartilhamento de recursos de TI

A divisão de recursos e conhecimentos é uma prática comum entre pessoas e organizações e recentemente vem acontecendo de forma mais estruturada. Empresas que poderiam montar centros complexos de TI optam por dividir tecnologias, experiências e ferramentas. Isso evita que os recursos fiquem subutilizados quando não houver demanda e dão acesso a oportunidade que sozinhas talvez não teriam, permitindo assim que se concentrem em suas atividades fim. Dessa forma, tem-se um aperfeiçoamento das práticas de compartilhamento. 

O compartilhamento de recursos é também um meio de levar para a sua empresa tecnologias e soluções de ponta, capazes inclusive de superar o padrão de qualidade já oferecido em seus negócios. 

E para que o compartilhamento de recursos leve para sua empresa um diferencial competitivo, em termos de custo-benefício e alta qualidade, é essencial ter um escopo com as necessidades, os setores e serviços relacionados, além é claro, dos indicadores e dos relatórios de performance. 

É importante contar com parceiros que de fato dominam a construção de estruturas compartilhadas e colaborativas, capazes de suprir a demanda das organizações, otimizando a produtividade, os investimentos e a lucratividade.  

Inteligência de TI e expertise no compartilhamento de recursos

Entre as grandes vantagens do compartilhamento de recursos está a possibilidade de compartilhar inteligência. Como assim? Estamos falando de as empresas poderem contar com a expertise e a alta qualificação de profissionais especialistas, que fazem a diferença para o negócio, tudo isso demandando um orçamento menor.  Caso eles fossem contratados como colaboradores da empresa, seria necessário um investimento financeiro maior, que muitas empresas não conseguem absorver. 

Em suma, o compartilhamento também de mão de obra, faz com que as empresas estejam próximas ao que há de mais sofisticado, nos mais diversos campos da tecnologia da informação, por um custo relativamente bem mais baixo. 

A área de TI é essencial para a produtividade e para o crescimento de uma empresa, sobretudo em períodos de crise, como a pandemia de coronavírus. Contudo, grande parte das organizações precisa optar pela redução de custos e investimentos; e vimos que o compartilhamento de recursos é um caminho seguro para tal, além é claro de gerar outros benefícios como o troca de experiências e o aprimoramento de processos. E mais: oportuniza o fortalecimento e a expansão de micro e pequenos negócios.

Que tal estruturar de forma inteligente e estratégica a redução de custos da sua empresa por meio do compartilhamento de recursos em TI? 

A Force One pode lhe auxiliar nesses processos. Para conhecer as soluções da Force One e obter mais informações, entre em contato com nossa equipe. 

Os comentários estão encerrados.