Zema Financeira realiza implementação estratégica de seus principais sistemas de pagamento na AWS

Ficha técnica

Projeto: Implementação AWS

Segmento: Cloud

Título: Zema Financeira realiza implementação estratégica de seus principais sistemas de pagamento na AWS

Click here to view the Zema Financeira case page in English….

Zema Financeira é uma empresa sediada em Araxá que atua em necessidades financeiras dos clientes de maneira confiável através de soluções financeiras eficazes e em elevado desempenho. É uma empresa que se desenvolveu muito nos últimos anos devido ao cenário brasileiro e está sempre buscando novos mercados.

Um dos principais desafios enfrentados pela Zema Financeira residia na capacidade limitada de seus servidores on-premises, que estavam com recursos esgotados. Este gargalo tornava-se ainda mais crítico diante da necessidade urgente de implementar serviços essenciais, como o Sistema de Pagamento Bancário, PIX, Open Banking e Sistemas de Pagamento Brasileiro. Além disso, a migração do banco de dados do Microsoft SQL Server 2017 para 2019 era um passo crucial, e a empresa estava determinada a realizar essa migração com o mínimo de tempo de inatividade possível. O desafio era claro: a empresa precisava de agilidade para implementar esses sistemas rapidamente, garantindo eficiência operacional e oferecendo serviços financeiros sem interrupção aos clientes. O não enfrentamento desse desafio poderia resultar em atrasos significativos na oferta de serviços financeiros inovadores, afetando a competitividade da Zema Financeira no mercado.

Todo o ecossistema da Zema Financeira gira em torno do funcionamento ideal e da alta performance do banco de dados. Indisponibilidade e latência são dois dos pilares principais que a Zema Financeira precisava afastar da sua infraestrutura, devido aos novos projetos já visados para o futuro. A principal preocupação, girava em torno da principal base de dados da Sicredi, que possui um serviço WEB onde são registradas propostas de fornecedores e clientes a todo momento. Essas propostas estão a todo momento integradas ao banco de dados e demandam alto desempenho em garantir mais de 500 clientes acessando simultaneamente realizando registros críticos de negócio. Apesar do pouco tempo de mercado, Zema Financeira em seu ambiente de banco de dados conta com 14 bases SQL no total que sumarizam quase 7 Terabyte em Armazenamento implementados em tecnologia SSD para atender todas as demandas da instituição com performance de sub-milissegundos, principalmente, devido aos sistemas de pagamentos já falados.

A ForceOne, reconhecida por sua expertise em soluções de nuvem, foi fundamental na resolução do desafio enfrentado pela Zema Financeira. Optando pela implementação na AWS, a ForceOne implementou uma infraestrutura ágil e escalável para suportar os novos serviços. Utilizando serviços-chave da AWS, como Amazon EC2 para computação e solução de banco de dados, Aplication Load Balancer para distribuição de cargas de usuários externos, WAF para proteção na camada 7 da aplicação e Route53 realizando gestão do DNS.

Zema Financeira possui seu workload predominantemente baseado por cargas de trabalho Microsoft. As aplicações dos serviços do sistemas financeiros são baseados em IIS, portanto, todos foram implementados em EC2 com Sistema Operacional Windows. Além disso, o pricipal banco de dados, que é central para todas as aplicações de negócio, é implementado em EC2 com SQL Server 2019 Standard em SO Windows. Todo o ambiente de servidores possui o AWS Backup copiando imagens e Snapshot dos servidores para armazenamento. As cargas de trabalho produtiva são copiadas para uma região secundária em solução de disaster recovery.

Alêm disso, através de uma solução do Storage Gateway, permitiou integrar a versão do MS SQL em um mapeamento de arquivos e possuir um repositório de backup para arquivos gerados das bases, em um Simple Storage Service (S3). Essa solução permitiu garantir backups velozes e manter arquivos históricos, afim de garantir regulamentação e compliance. Alêm disso, possibilitou um processo de restore facilitado, diminuindo o tempo de RPO da workload de banco de dados.

A implementação dos serviços essenciais, como Sistema de Pagamento Bancário, PIX, Open Banking e Sistemas de Pagamento Brasileiro na AWS, permitiu à Zema Financeira superar os desafios de recursos limitados e garantir uma infraestrutura flexível para suportar o crescimento futuro. A utilização do ambiente de nuvem proporcionou agilidade na implementação, reduzindo o tempo necessário para disponibilizar os novos serviços aos clientes. A infraestrutura de migração da Zema Financeira foi baseado em cargas assincronas antes de GOLIVE da AWS, realizado entre ambiente legado onpremise e EC2. A partir do momento da virada, o servidor SQL da nuvem já contava com métricas customizadas de memória e disco com o Cloudwatch Custom Metrics. Alêm disso, cabe salientar que trouxemos o monitoramento do Zabbix, também realizado via um servidor EC2, que possui métricas de variados tipos exclusivos do Microsoft SQL Server. Esse conjunto de monitoramento, permite a ForceOne e Zema Financeira, entender a todo momento o estado do Workload.

A Zema Financeira colheu resultados expressivos após a implementação da solução pela ForceOne. A empresa
consegue usufruir da agilidade operacional que a AWS garante, em implementações rápidas que se ajustam à demandas de negócio. Além disso, o extenso catálogo de serviços permite projetos de modernização das aplicações para otimizar os custos na AWS e permitir melhor desempenho e arquiteturas mais resilientes. Alguns destes projetos já estão em desenvolvimento em parceria Zema Financeira e ForceOne.

Focada em resolver esses desafios, a Zema Financeira optou por migrar sua infraestrutura para a nuvem da Amazon Web Services (AWS), em parceria com a ForceOne, uma empresa reconhecida por sua expertise em soluções de nuvem. A escolha de aliar-se à ForceOne foi motivada principalmente pela sua capacidade comprovada de realizar migrações complexas com eficiência e mínima interrupção nos serviços.

A migração do banco de dados do Microsoft SQL Server 2017 para 2019 foi um dos aspectos mais críticos desse processo, pois envolvia garantir a continuidade das operações enquanto atualizava a infraestrutura. A Zema Financeira confiou na experiência da ForceOne para planejar e executar essa migração de forma estratégica, minimizando assim o impacto nos negócios. A expertise da ForceOne permitiu que a migração fosse realizada de maneira rápida e eficiente, garantindo que a Zema Financeira pudesse aproveitar os benefícios do SQL Server 2019 sem comprometer a disponibilidade de seus serviços.

Com a migração bem-sucedida do Microsoft SQL Server para a AWS, a Zema Financeira está preparada para enfrentar os desafios do futuro, com uma infraestrutura flexível, altamente disponível e atualizada. Essa parceria entre Zema Financeira e ForceOne demonstra o compromisso da empresa em oferecer serviços financeiros de alta qualidade, mantendo-se ágil e inovadora no mercado.

A imagem à esquerda retrata um momento marcante durante o 40º evento Inforuso, cujo tema foi ‘Conectando Histórias de Sucesso: Como a AWS Transforma Empresas!’ A sessão destacou a presença de Diego Henrique de Almeida Pereira, Coordenador de Rede e Infraestrutura de TI da Zema Financeira, que compartilhou a fascinante jornada da empresa após a implementação na AWS. A condução da sessão ficou a cargo de Tulio Henrique Café Carvalhais, COO da ForceOne, que também proporcionou insights valiosos. O evento contou ainda com a participação especial de Lincoln Gerken, Innovation and IT Manager da Rádio Itatiaia, compartilhando a inspiradora trajetória de sucesso da emissora.