Resolveu iniciar a jornada para cloud? Veja por que contar com especialistas nesse processo
23 de abril de 2020
Solução para custos fixos de sua empresa
30 de abril de 2020

Afinal, quando usar a nuvem?

Quando se fala em nuvem, há muitas dúvidas em relação a sua utilização. Para que serve? É eficaz? Meus arquivos estarão realmente seguros? Quando devo usar? São várias questões que envolvem o uso ou não da nuvem que está disponível para todos os usuários da internet.

Vamos lá: você sabe o que é nuvem? Pode parecer estranho, mas o termo é utilizado para descrever uma rede global de servidores que são responsáveis por armazenar e gerenciar dados, executar aplicativos, fornecer conteúdos ou serviços como textos, imagens, arquivos de um modo geral sem precisar do HD do seu computador. Complexo, não?

Não! Com a nuvem, você consegue acessar arquivos e dados de qualquer dispositivo que tenha acesso à internet. As informações estarão lá sempre disponíveis, em qualquer lugar, a qualquer hora e o usuário ainda economizar espaço no aparelho.

Portanto, deve-se levar em conta a privacidade e a segurança, pois as informações vão ficar fora do seu HD. O funcionamento e a hospedagem são simples, pois as informações podem ser acessadas e compartilhadas por outras pessoas. Em tempos de isolamento social, a nuvem é uma boa opção para o trabalho remoto. Isso porque o usuário não precisa instalar programas para acessar arquivos e muito menos compartilhar arquivos pesados e fazer backups. Basta um clique para ter acesso a documentos e arquivos e pronto: realizar suas atividades!

Quando se hospeda os serviços em nuvem eles ficam seguros em data centers que podem ter milhares de servidores. Isso quer dizer que cada hospedagem é única, em uma espécie de supercomputador. O sistema permite que novos servidores sejam acionados e permite a inserção de mais capacidade de processamento.

Segurança da nuvem

Um cuidado que qualquer pessoa ou empresa deve ter é saber onde fica a nuvem, ou seja, onde fica o armazenamento de dados. É importante ressaltar que o governo brasileiro passou a exigir que todos os dados da nuvem sejam armazenados dentro do País. Por que isso? Para evitar vazamento de informações para governos estrangeiros.

As leis brasileiras, relacionadas à internet, não têm validade em países do exterior. Então se houver vazamento de dados, não há lei que te ampare.Dor de cabeça que pode ser evitada, já que tecnologia do Brasil não está aquém das tecnologias estrangeiras, pode ter certeza.

Confira as vantagens ao usar a nuvem

Quando se contrata uma empresa para armazenamento dos arquivos, como o serviço oferecido pela ForceOne, a economia é certa. Infraestrutura, licenças e máquinas serão uma preocupação a menos. Além disso, todas as informações estarão seguras e podem ser acessadas a qualquer momento pelo computador, tablets, smartphone. Imagine ter os dados de uma empresa armazenados em um único computador e a máquina simplesmente para de funcionar? Com a utilização da nuvem, não há esse tipo de preocupação. E, por fim, o armazenamento de arquivos na nuvem pode ser compartilhado com a equipe de forma rápida e segura.

Não deixe para depois! Tenha seus arquivos seguros, com fácil acesso. A ForceOne te auxilia nessa! Entre em contato com nossa equipe e saiba mais.

Os comentários estão encerrados.